17
set
10

EDUCAÇÃO E MÍDIA: REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DO RECEPTOR-SUJEITO

Prof. Nei Jorge dos Santos Junior
Mestrando em História Comparada (UFRJ)

A sociedade contemporânea propicia através da universalização do mercado, um conflito gerado entre; formação cultural e sociedade consumista, não apresentando como resultado a não-cultura, mas uma semiformação cultural, já relatada  por Adorno (1996). Introduzindo através da mídia, valores configurados por  um novo cenário cultural.

Nessa perspectiva, a mídia como recorte preponderante da indústria cultural, disponibiliza diante seus recursos, há ocupar o tempo livre do trabalhador, consolidando um momento de consumo simbólico dos bens culturais como mercadorias. Para Pires (2003), uma ocupação que se molda a um semi-saber que reflete numa falsa abstração a reflexão crítica, integrando-o ao mundo encantado das aparências  que “passou sucessivamente  de praticante a espectador, deste a telespectador, e agora, a teleconsumidor”(p.22).

Porém, ainda de acordo com autor, tornam-se relevante novos olhares  epistemológicos para compreensão da recepção midiática, tendo como base, pesquisas promovidas pelo campo dos estudos culturais latino-americanos,  “que retomam a preocupação com os estudos de recepção midiática, numa perspectiva da formação do receptor-sujeito” (p.25). Ou seja, um sujeito antes visto como consumidor passivo, agora assumindo status de também produtor, capaz de desenvolver uma reflexão autônoma em relação aos sentidos originais dos conteúdos midiáticos, reconstruindo seu próprio significado, conforme suas próprias estruturas de recepção.

Segundo Jacks (1997, p.175), sobre a importância na formação do receptor-sujeito afirma: “estudiar la recepción, es decir, reconocer al receptor como sujeto del proceso de recepción, requiere de uma nueva postura metodológica , basada em presupuestos que avancen em dirección de um nuevo modelo teórico”.

Portanto, uma associação entre os estudos culturais latino-americanos de recepção com a cultura corporal de movimento, deve ser de extrema relevância no campo da Educação. Cabendo ao professor a responsabilidade pedagógica na formação do receptor-sujeito, sendo de fato agentes de esclarecimento, contribuindo para reflexão crítica, ativa, seletiva e autônoma, perspectivando fundamentar uma  participação para que a sociedade estável, possa atribuir controle democrático dos meios de comunicação e da qualidade das suas programações, levando em consideração seu cotidiano, heterogeneidade das temporalidades culturais e as práticas de consumo simbólico, perspectivas já apontadas pelos estudos culturais latino-americanos.

Contudo, o professor deve discutir e dialogar roterinamente com os educandos, vinculando a utilização de vídeos, documentários, revistas, jornais e entre outras que possibilitem o diálogo com os fundamentos teóricos de uma Educação concebida como apropriação e transformação da cultura corporal de movimento, tratando de assuntos polêmicos e atuais que facilitem o desenvolvimento de conteúdos conceituais e atitudinais, No caso da televisão, a imagem  proporciona um impacto aos educandos e a partir dessa primeira emoção pode-se mediar uma interpretação mais crítica e racional.“Em síntese, a tarefa teórica e prática da Educação deve ser a do esclarecimento, visando desvelar pela crítica e pela razão o conjunto de objetivos e interesses que configuram a mensagem midiática .

Anúncios

3 Responses to “EDUCAÇÃO E MÍDIA: REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DO RECEPTOR-SUJEITO”


  1. 1 Rafael
    22/06/2011 às 13:07

    Estou estudando o tema e achei seu texto muito claro. Escreva mais!

  2. 2 Rafael
    22/06/2011 às 13:10

    Quem é esse Pires (2003) ?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Atualizações Twitter

Principais acessados

  • Nenhum

Páginas

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

%d blogueiros gostam disto: