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O FUTEBOL MUNDIALIZADO

Prof. Nei Jorge dos Santos Junior
Mestrado em História comparada (UFRJ)

 Artigo completo publicado no periódico Lecturas de Buenos Aires:  http://www.efdeportes.com/efd146/a-mundializacao-do-futebol-brasileiro.htm

 

          O futebol enquanto espetáculo esportivo opera com mecanismos de linguagens que facilitam sua comercialização e aceitação mundializada. Essa aceitação é condicionada por representações simbólicas que permitem sua compreensão globalizada, tornando-as mundialmente inteligível.

          Essas representações que caracterizam o futebol desde sua gênese aristocrática, ocidental e masculina, dialogam com enorme visibilidade na democratização e aumento do seu público de praticantes e espectadores em todo mundo. Notadamente, não é espantoso o fato em que a FIFA[i]– entidade máxima no futebol – conta com a filiação de 208 países, enquanto a ONU[ii] possui 192 países filiados. O que representa uma significativa expansão da geopolítica do futebol.

           Desde a Copa do Mundo de 1990, o futebol passou por um crescimento financeiro incomum.  Ao final de 1994, o ainda presidente da FIFA, João Havelange, vangloriou-se ao dizer que o futebol se tornou a maior empresa multinacional do mundo, empregando direta e indiretamente um número aproximadamente de 450 milhões de pessoas em todo mundo. Além da movimentação financeira nas grandes capitais, “algo em torno de 180 bilhões de dólares em 1999, 200 bilhões em 2000, 259 bilhões em 2005.” (FRANCO JÚNIOR, 2007, p.179).

           Quando a primeira partida de uma Copa do Mundo foi televisionada – Iugoslávia 1 X 0 França, no dia 16 de junho de 1954 – praticamente não compartilhava com as proporções e cifras que hoje mantém.

 

          Em 1978 os direitos televisivos correspondiam, em valores atuais, somente 15 milhões de euros; em 1982, a 24 milhões – desde então começou lenta escalada – 30 milhões em 1986, 60 milhões em 1990, 72 milhões em 1994, 84 milhões em 1998 e depois um salto: 853 milhões na Copa de 2002, 991 milhões na de 2006. (ibid, p.123-124).

 

           O advento da televisão a partir das últimas décadas do século XX transformou esse meio de comunicação de massa como principal expressão da globalização econômica do futebol, por possibilitar um relatório vivo, não somente pelo áudio visual, mas pela sensação do ser, tão massificada pela televisão, ostentada pelas competições de forma a propiciar um espetáculo sem sair de suas casas (BECK; BOSSHART, 2003).

 

          Corroborado com essa idéia, em 1993 o até então o Presidente do COI, Marquês Juan Antonio Samaranch ressalta que:

 

[…] os esportes que não se adaptarem à televisão estarão fadados ao desaparecimento. Da mesma forma, as televisões que não souberem buscar o acesso aos programas esportivos jamais conseguirão sucesso financeiro e de público. (NUZZMAN, 1996, p. 15)

 

          No Brasil, o peso da renda proveniente a transmissão para a TV fica em torno de 15% a 40% dependendo da equipe[iii]. Notadamente, essa situação possibilita a TV escolher horários e locais de seu interesse, pelo fato de ser a principal receita dos clubes brasileiros contra uma média de 20% da venda de jogadores e outras divididas entre patrocinadores e venda de ingressos. (Folha de São Paulo, 04/10/2007)

          Diante tal afirmativa, percebe-se que os meios de comunicação de massa assumem explicitamente um relacionamento mutuamente dependente com o fenômeno esportivo, tornando-se a principal fonte de recursos, gerados através das vendas de produtos e direitos de transmissão de imagens. Todavia, Debord (2006) afirma que “o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediadas por imagens” (p. 14). Onde a televisão em busca do sensacional “convida à dramatização, no duplo sentido: põe em cena, em imagens, um acontecimento e exagera-lhe a importância, a gravidade, e o caráter dramático, trágico” (BOURDIEU, 1997, p. 25).

           Portanto, a televisão assume o status como principal meio de propagação do futebol moderno, relacionado diretamente aos mesmos fatores que correspondem ao processo de mundialização da cultura. Características espetacularizadas que oportuniza uma adaptação ao público global, na atração de investimentos bilionários, visibilidade, recursos tecnológicos, publicidade, entre outras, nas quais irão traduzir e resignificar novos valores, articulados para consolidação de uma cultura internacional-popular[iv]. Ou seja, objetos e referências culturais traduzidas em termos imagéticos, imediatamente inteligíveis, numa concepção global. (ORTIZ, 2006 a)

 


[i] Féderation Internationale de Football Association

[ii] Organizações das Nações Unidas.

[iii] Alguns clubes como Flamengo e Corinthians recebem da TV cerca de 9 milhões por ano. (Estado de Minas, 27/05/2007)

[iv] Categoria trabalhada por Renato Ortiz no livro Mundialização e cultura (2006), para definir uma memória cultural coletiva  compartilhada por diversas nações.

Referências

 

ALVITO, M. A parte que te cabe neste latifúndio: o futebol brasileiro e globalização. Análise Social, v.41, n. 179, p.451-474, 2006.

 BOURDIEU, P. Como é  possível ser esportivo. In: ________. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

 _____________. Sobre a Televisão. Traduzido por: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

 DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Traduzido por: Estela dos Santos Abreu. 7. impressão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

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