24
ago
10

Educação Legitimada

Prof. Marcos André Dantas Machado (SEEDUC) 
 
       O professor é (ou deveria ser) um agente de transformação da sociedade, quando, exercendo sua influência e apresentando novas possibilidades aos seus alunos, permite que os mesmos possam exercer sua cidadania plenamente e com responsabilidade.
       Os políticos brasileiros utilizam a educação como mecanismo de alavancagem de votos, aproveitando-se da ignorância de boa parte da população que acredita em promessas desprovidas de fundamentos.
       Soluções reais para nosso sistema educacional passam por investimentos na área, mas não aqueles que servem apenas de vitrine eleitoral, como compra de computadores, instalação de ar-condicionados, informatização do sistema de notas, dentre outros. O último resultado do ENEM mostrou que essas são medidas ilusórias, eleitoreiras.
       A melhoria da educação passa pelo investimento em recursos humanos, como valorização do professor, fixando um piso justo, que possibilite sua dedicação exclusiva à escola, sem necessidade de complementação em outras.
       Se nossos políticos realmente pensassem em melhoria educacional, incluiriam no currículo disciplinas de direito, as quais garantiriam aos alunos uma compreensão do processo político, uma aceitação do processo eleitoral como garantia de uma democracia conquistada com muita luta e que parece ter sido desvalorizada em meio a tanta corrupção.
       Na última quinta-feira eu entrei em sala de aula às 21h, como de costume, e enfrentei resistência de alguns alunos em relação ao cumprimento de uma tarefa que havia deixado. Passei para eles uma dissertação com o tema: “a importância da formação política do cidadão”. Fiquei admirado de observar que os alunos não tinham interesse nenhum no tema, mas ainda mais me admirou que outro professor ficou contrariado com o fato do tema não estar relacionado à minha disciplina (química).
      Ora, quer dizer que a tarefa de educar foi substituída pela de instruir? Voltamos ao tecnicismo, excluindo nossos alunos de buscar uma reflexão a cerca da importância de seu papel na sociedade?
      Parece que a estratégia dos políticos responsáveis pela administração deste país está dando tanto certo que já abrange os proprios agentes, formadores de opinião, que parecem se limitar a cumprir a burocrática tarefa de respeitar seus horários e reproduzir disciplinas descontextualizadas.
     O Brasil não pode dar certo, não existe governante que o concerte. Porque um país é a expressão de seus cidadãos, e os nossos nem sabem o que é cidadania.
Anúncios

0 Responses to “Educação Legitimada”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Categorias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 4 outros seguidores

Atualizações Twitter

Principais acessados

  • Nenhum

Páginas

agosto 2010
S T Q Q S S D
    set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d blogueiros gostam disto: