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OS JOVENS E AS MÍDIAS: CONSUMIDORES OU CIDADÃOS?

 Prof. Nei Jorge dos Santos Junior
Mestrando em História comparada (UFRJ)

    Os jovens consomem as tecnologias de forma frenética, absorvem mensagens curtas numa velocidade típica de anúncios publicitários, características de percepção da sociedade contemporânea.  Contudo, ao se construir alguns processos culturais de produção aos jovens, “somos permanentemente constituídos por diferentes discursos, ou seja, nos tornamos sujeitos de certas verdades, no interior de determinados regimes de poder” (FISCHER, 2005, p.19). Nessa perspectiva, Fischer se apóia nas categorias Foucaultianas, onde a idéia de nos tornarmos sujeitos de verdades, não impede de assumir o status de ativo, podendo dar significado próprio para além daquilo que lhes é oferecido como norma ou regra de vida.

    Ao reconhecer o consumidor como sujeito ativo, aberto a trocas e reelaborações do sentido social. Superamos a idéia que o consumo é um ato individual, irracional, movido pelo desejo, onde são exercitados apenas gostos pessoais. Para tal, Canclini (2006, p. 42) afirma que “é preciso se analisar  como está área de apropriação de bens e signos intervém em formas mais ativas de participação do que aquelas que habitualmente recebem o rótulo de consumo”. Contudo, esta visão distingue-se do consumo cultural onde o valor simbólico prevalece sobre os valores de uso ou de troca, ou onde pelo menos estes últimos se configuram subordinados à dimensão simbólica.

    Com isso, Jacks e Escosteguy (2005) analisam um distanciamento das concepções do racionalismo frankfurtiano e do mecanicismo economicista, “incorporando a complexidade da vida cotidiana, o espaço da criatividade do sujeito e a possibilidade interativa na relação com os meios de comunicação, dada a ênfase na dimensão simbólica do processo de consumo.” (p.58)

    A mídia configura uma nova visão cultural, onde o sujeito contemporâneo desvincula-se das “características familiar ou territorial, passando a ser múltiplo e transnacional representado pelos bens que consumimos, por nossas preferências e nossos estilos de vida” (GOIDANICH, 2002, p.74). Isto é, fortalecemos nossas identidades como consumidores globais muito mais que locais, num processo de transnacionalização oportunizado pelo consumo e convivido cotidianamente pelos jovens, construindo um papel preponderante como construtor de nossas identidades. Isso se reforça na medida em que os símbolos nacionais deixam de ser o foco da organização das identidades, que passam a formar-se a partir do que se propõem vinculados incessantemente ao crescimento exacerbado das tecnologias, alterações econômicas e culturais (CANCLINI, 2006).

    Analisar e contextualizar esse processo como perspectiva no campo da educação torna-se de suma importância no quadro social contemporânea. A escola deve assumir de forma crítica a necessidade de ser trabalhar com as transformações recorrentes as tecnologias, tanto no campo da intervenção e ação de políticas públicas, como principalmente no ponto de vista reflexivo sobre a utilização adequada dessas mudanças culturais para fins pedagógicos.

REFERÊNCIAS

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da  globalização. Traduzido por: Maurício Santana Dias. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,2006.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem. Educar. Curitiba, n. 26, p. 17-38, 2005. Editora UFPR.

GOIDANICH, Maria Elisabeth. Mídia, cidadania e consumo: estamos formando consumidores ou cidadãos? In: BELLONI, Maria Luiza. (org.) A formação na Sociedade do Espetáculo. São Paulo: Edições       Loyola, 2002.

JACKS, Nilda; ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.

 

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